terça-feira, 26 de outubro de 2010

FIFA 11

  • Jogo:            FIFA 11
  • Plataforma:  Xbox 360, PS3, PC
  • Estilo:           Esporte
  • O que e:       Simulador de futebol
  • Para quem e indicado? Fãs do esporte e jogadores casuais. 


GAMEPLAY
TRAILER


avaliação

      Graficos: As melhoras são pontuais em FIFA 11 no quesito gráfico. O gramado está bem mais verde e dependendo do local onde você está jogando (Brasil, por exemplo), ele deixa de ser aquele tapete e aparecem as partes em areia. Os uniformes licenciados estão fiéis aos reais, mas há um ponto onde a EA ainda esta devendo. A fisionomia dos atletas ainda difere do que costumamos ver pela TV. As vezes só percebemos que se trata daquele jogador pelo corte de cabelo ou porte físico, pois pelo resto é quase impossível. De resto, melhorou o que ja era ótimo.

      Som: É o ponto alto da versão 2011. A grande inovação trazida pela EA foi permitir ao jogador que utilizasse arquivos de áudio seus para fazer deles cantos de torcida. Ou seja, se você tem o hino do clube gravado no seu computador, agora utilizando um CD você pode transferi-lo ao XBOX criando uma lista de reprodução e acrescentando no jogo após isso. Ja imaginou cada vez que fizer um gol ouvir a torcida cantando? Ou ao sofrer um gol colocar o áudio que lembre o estádio apoiando o time para a reversão de placar? Pra mim é a maior inovação do FIFA nesta geração. Esta customização me fez parar por algumas horas para deixar os vinte times brasileiros com seus respectivos hinos e alguns cantos. E não me arrependo disso.

      Jogabilidade: O jogo está mais cadenciado e dificil. Claro, a partir do nível World Class. Por mais que o Grêmio Prudente seja um time lamentável, ele irá jogar contra você completamente retrancado e obrigará que o jogador tenha criatividade nas jogadas para alcançar o gol. Enquanto isso, o São Paulo irá, seja em casa ou fora, propor jogo e atacar, deixando espaços. Esta mecânica de jogo colocando a "grandeza" de cada time como parâmetro de dificuldade a mais é bem interessante. Sem falar que é perceptível os movimentos dos personagens. Ronaldo corre uma vez e cansa, D'Alessandro com aquela marra procurando sempre o drible, Neymar dificil de parar na velocidade. Outro ponto positivo do FIFA

      Enredo: O enredo do jogo resume-se ao modo Carreira, onde você pode optar por ser jogador, técnico ou administrador. Como jogador, no modo Be a Pro, seu objetivo é sair da "reserva da reserva" para ser o titular indiscutível e quem sabe planejar um contrato num grande time. Como técnico, você apenas assiste aos jogos e utiliza-se das táticas e de substituições para mudar a história de cada partida. E como administrador, você tem o aval para contratações e acumula as funçõs do técnico. É interessante? Sim. Mas não me chamou muito a atenção.

      Multiplayer: Duplo erro grave da EA no quesito multiplayer. O primeiro deles: cobrar pelo serviço de quem não compra o jogo lacrado. Vejam bem, esta é uma crítica MINHA ao modo que a empresa escolheu para lucar com esse "mercado informal". Creio que seja uma decisão autoritária demais para o segundo ponto, o próprio multiplayer. Está impraticável! Não pelo lag, ja que ele é inexistente, mas pela quantidade de bug's. O principal deles é o congelamento do jogo, uma espécie de stand-by feito pelos gringos com o intuito de fazer conquistas ou simplesmente vencer o jogo. E o pior: a EA sequer se pronunciou sobre o assunto. Conclusão: estamos pagando para não podermos jogar online, sob pena de ficar meia hora congelado numa tela sem fazer nada.

      Conquistas: Muito parecidas com as presentes nas demais edições. Nada muito inovador.

Pontos Fortes:

  •  Customização de áudio
  •  Dificuldade
  •  Menu de fácil navegação
  •  Jogo mais cadenciado

Pontos Fracos:

  •  Multiplayer
  •  EA Pass
  •  Volume das músicas baixo em função dos efeitos do jogo     






  Considerações:

     FIFA 11 deveria ser a continuidade de FIFA World Cup, mas a EA passou por cima de seu brilhante jogo do Mundial e fez a transição FIFA 10 -> FIFA 11. Não que o jogo esteja ruim, muito pelo contrário, mas creio que alguns elementos do WC faltaram nesta nova edição do simulador de futebol, principalmente os gráficos. Ainda assim, tirando o multiplayer que pode (e DEVE) ser consertado, o jogo segue sua linha ascendente de qualidade. A dupla Brasileirão + customização de áudio me faz ficar horas jogando. Entretando, não posso me dizer completamente satisfeito. É esperar estas correções que, espero eu, cheguem em breve.

3 comentários:

  1. Era se o tempo que jogo de futebol era só da Konami, a Eletronic Arts tá chegando, apesar desses defeitos em relação a fisionomia dos jogadores, que estragam um pouco :D

    ResponderExcluir
  2. OBS.:o volume das musicas pode ser alterado nas opções então eu não concordo q seja um ponto fraco

    ResponderExcluir
  3. Brigado pela observacao Guilherme, seja bem vindo ao WG.
    sugentoes, criticas, elogios sao SEMPRE bem vindos tambem ;D.

    Abraco!

    ResponderExcluir