sábado, 30 de outubro de 2010

Need for Speed: Shift



Jogo:                           Need for Speed: Shift
Plataformas:                PC, Xbox 360, PS3 e PSP
O que é?                      Jogo de simulação de corrida
Para quem e indicado? Para players que gostam de muita velocidade, adrenalina e realismo de pilotar um carro de corrida

Trailer


Gameplay


AVALIAÇÃO:

         Gráficos: É uma das principais atrações do game, sem dúvida nenhuma, desde que as primeiras screenshots do game foram lançadas, esse foi o aspecto mais comentado. E podemos confirmar a todos que ficaram na expectativa que os gráficos são, de fato, impressionantes. As pistas são excelentes, altamente detalhadas e algumas delas foram feitas cópias fiéis das reais que existem nos circuitos mais famosos do mundo. Há uma multidão que se mexe (e não apenas imagens estáticas de pessoas), efeitos de luz, poeira, batidas realísticas e, finalmente, algo que muita gente reclamava na série foi resolvido: podemos ver o carro por dentro com todos os detalhes, dirigindo com a visão interna. A experiência é ainda mais interessante visualmente desta perspectiva, pois vemos a sombra batendo no cockpit do carro, como também manchas de sujeira ou mesmo rachaduras no vidro conforme batemos. Os detalhes realmente são incríveis. Do lado de fora, também o detalhamento é de tirar o fôlego. Dirigir com a câmera no capô é um festival de efeitos, pois o carro reflete tudo ao redor.

         Som: O som do game segue a linha dos gráficos, muito detalhado e com o som real do motor de cada carro. Há possibilidade de se ouvir música durante as corridas, caso o jogador queira, mas elas são automaticamente tocadas no replay.

         Jogabilidade:  Encontra-se consistente, mas longe de uma perfeita simulação de carros devido a uma mecânica um pouco arcade. Um dos pontos positivos é o facto de cada carro ter a sua própria atitude dentro da pista. Desta forma iremos habituar o nosso estilo e aproveitar os pontos altos de cada carro para ter sucesso nas corridas, em alguns carros, você encontrará controles mais casuais, enquanto outros adotam a simulação como padrão. Além disso, as pistas do jogo são situadas em diversos ambientes, conforme o circuito selecionado. 

         Enredo: É um dos jogos da franquia Need For Speed, da Electronic Arts. O jogo chegou ás prateleiras dos Estados Unidos em 15 de setembro de 2009, junto com os outros NFS: Nitro e World Online. Shift é o primeiro jogo da franquia a ser desenvolvido por um estúdio externo, a Slightly Mad Studios, cujos empregados já trabalharam em simuladores de respeito como GTR 2 e GT Legends. O jogo faz parte do novo modelo da franquia NFS e tem semelhanças com a série NASCAR. 

         Multiplayer: O multiplayer diverte, mas não inova. As mesmas competições do modo singleplayer estão presentes no multijogador, entretanto, é sempre mais divertido correr contra cabeças pensantes do que depender da inteligência artificial do jogo.
         O mais decepcionante do online são as penalidades por sair da pista em uma ultrapassagem. Se durante a competição o piloto inventar de forçar uma ultrapassagem por fora da pista ou transformar uma chicane em uma reta para ganhar alguns segundos de tempo, o jogo automaticamente pune o jogador deixando-o mais lento. Nada é mais frustrante do que estar bem colocado e ver todo mundo passando em alta velocidade enquanto seu carro se arrasta pela pista. 

         Conquista: Need for Speed: SHIFT presenteia o piloto com duas diferentes formas de ganhar pontos: sendo um ás do volante ou jogando sujo. Fazer curvas perfeitas, ultrapassagens no momento certo e evitar colisões são o perfil da direção, uma vez que pontos são ganhos a cada manobra bem sucedida. Agora, se bater na traseira, obrigar o adversário a rodar na pista ou empurrá-lo para a grama cai mais no gosto do piloto então não tem problema, a cada sacanagem feita pontos também são adquiridos e, acredite, isso não se limita a quem está jogando -- os adversários também irão tentar a todo custo tirá-lo da pista- custe o que custar. Esta jogabilidade diferenciada, onde é possível escolher entre ser agressivo ou prudente, é o grande diferencial do SHIFT e, tranqüilamente, agradará todos os estilos de corredores.
         O modo Carreira é um pouco frustrante. Corra, ganhe pontos por loucuras na pista e por terminar a corrida. Esses pontos servem para abrir novos campeonatos e para comprar novos carros ou peças para os que já estão na garagem. O problema é que nunca falta dinheiro. Você pode comprar uma BMW 325i e ainda sobra dinheiro para os upgrades, mas quando se abre ela, também surge um Aston Martin Vantage muito superior, então porque comprar a BMW? Talvez pelo sonho de se tornar um colecionador virtual de carros, mas isso nem é um grande problema no SHIFT já que só 60 carros compõem a garagem do jogo. Essa falta de bom senso dos programadores em dosar melhor como os poucos carros vão ser abertos durante a carreira acaba tornando-o ainda mais curto do que realmente é e encerrando qualquer chance de jogá-lo novamente.


Pontos Fortes:

  • Gráficos
  • Som

Pontos Fracos:

  • Jogabilidade
  • Carreira Curta
  • Multiplayer 





Considerações:

Para quem gosta de diversão em pilotar um carro, gráficos espetaculares, o jogo é indicado, as ressalvas ficam por conta do modo carreira sem muito fundamento e a jogabilidade que poderia estar um pouco mais fiel a realidade.

 


Post inteiramente feito por Dyonathan Bragantine Ferreira, Valeu Massivo continue assim!
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário